quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Investir na Crise Energética!


Investir


O que se deve fazer num momento de crise energética?

Alguns diriam que devemos desligar as luzes e o ar condicionado e outros diriam que devemos desligar isso ou aquilo não é mesmo?  Mas no contexto de Lan House e computadores, o que podemos fazer para melhorar a estrutura e ao mesmo tempo economizar na conta?

Vou fazer uma ressalva:
"Devemos ter em mente que uma Lan House deve possuir equipamentos de ponta e uma sistemática dinâmica para atender o cliente de forma rápida e com muita eficiência. Eu sempre vejo uma Lan House ao nível de uma grande corporação e/ou Universidade no quesito estrutura de TI. A empresa Lan House pode e deve ser uma estrutura financeira pequena, mas com equipamentos de última geração e qualificação acima da média."

Bom, continuando o tópico...
Investir em equipamentos que consomem menos energia certo?

Mas para isso devemos investir em computadores mais obsoletos (ou "lentos") em troca de um percentual menor de consumo elétrico?
Eis uma questão que fica martelando a nossa mente não é mesmo. O que fazer, como investir em uma máquina moderna e com um bom desempenho se ela com certeza irá consumir mais energia.
O mercado está sempre repleto de opções, mas nosso foco está em reduzir o consumo energético de um computador.

Uma forma sensata é a de trocar as fontes de alimentação comuns e de baixa qualidade por versões com certificação 80 Plus. 

Vamos explicar um pouco mais:
Todo computador utiliza uma fonte de alimentação que é ligada na rede de energia elétrica e sua função é distribuir energia interna aos componentes, de forma que cada parte dele receba energia para que todo o conjunto trabalhe adequadamente. Quase podemos comparar com o nosso coração levando sangue para todos os nossos componentes eletrônicos, "ops".



Clique na imagem para ampliar.


As fontes de alimentação mais elaboradas utilizam o circuito PFC que na tradução seria Fator de Correção de Força. Digamos que com este método pode-se reduzir perdas de energia aumentando a eficiência energética do computador, pois a construção da fonte se dá por projetos eletrônicos eficazes e a utilização de componentes confiáveis de alta qualidade.


Para quem gosta do assunto sugiro pesquisar um pouco mais aqui e aqui.


Mas o que isto tem a ver com a Digitech.Lan? 
Já investimos em fontes certificadas para proteger ainda mais nossa estrutura. Foram adquiridas 10 fontes com potência real e circuito PFC Ativo das marcas Corsair, Seasonic e OCZ.
As Fontes Corsair já são conhecidas pela qualidade

Fonte OCZ - Ótimo produto
 
O resultado deste investimento sugere computadores mais silenciosos e o consumo elétrico menor, além de se obter uma maior durabilidade de componentes como a placa-mãe, memória Ram, as unidades de armazenamento SSDs e tudo mais que recebe energia da fonte, pois a mesma será muito mais eficiente e balanceada.



Desenvolver uma solução as vezes custa muito tempo de pesquisa e investimento financeiro, mas o resultado a médio e longo prazo nos dá uma certeza, de que o cliente que nos prestigia e utiliza nossos serviços recebe todo o nosso agradecimento com produtos e serviços de alta qualidade. 

Conte sempre com a gente, estamos aqui para ajudar. 


Informação editada e atualizada em 02.10.2015:
Cálculos mostram uma economia de 90kw por mês, se comparado com o mesmo período de um ano atrás. Estas estatísticas não são absolutas por consequência do investimento em relação as fontes, mas demonstram sim que houve uma redução de energia. Sendo otimista e fazendo algumas contas podemos estabelecer que foi um bom investimento.

Equipe Digitech.Lan
Atualizado o texto em 02.10.2015